Infiltrações articulares guiadas por ultrassom
- felipemendes12
- 28 de jun. de 2022
- 2 min de leitura

A ultrassonografia é um exame de imagem com ondas sonoras de alta frequência para produzir imagens dinâmicas em tempo real do corpo. Cada vez mais é utilizada para ajudar em diversas especialidades médicas para realização de punções e injeções em diferentes estruturas como músculos, tendões, ligamentos e articulações. Confira como a ultrassonografia pode auxiliar no tratamento de lesões em ombro e cotovelo.
Quais são as vantagens da injeção guiada por ultrassom?
Há um corpo significativo de pesquisas que demonstram que as injeções guiadas por ultrassom proporcionam melhores resultados, como melhores níveis de alívio da dor, benefícios mais duradouros e melhoram a função pós-injeção da área injetada, em comparação com as injeções que são feitas sem orientação por ultrassom (por exemplo, injeções cegas/marcadas com superfície).
Há também evidências crescentes de que guiar a injeção reduz o risco de trauma nos tecidos locais ou extravio da agulha e da substância injetável. Isso melhora a segurança da injeção e reduz o risco de eventos adversos associados à terapia injetável. Como a localização da injeção é mais precisamente conhecida, reduz as chances de ter injeções desnecessárias. Muitos pacientes acham que as injeções guiadas por ultrassom são mais confortáveis, pois muitas vezes a profundidade necessária da injeção pode ser reduzida.
Quais partes do corpo podemos infiltrar?
Cotovelo
Síndrome do túnel cubital
Cotovelo de golfista (Epicondilite Medial)
Tendinopatia do bíceps distal
Osteoartrite
Cotovelo de tênis (dor de epicondilite lateral)
Ombro
Articulação acromioclavicular
Capsulite adesiva/ombro congelado
Teninite calcificada
Impacto/Bursite
Tendinopatia do bíceps
Osteoartrite da articulação do ombro
Tendinopatia do manguito rotador
Procedimentos Avançados
Barbotagem para tendinite calcificada
Distensão hidráulica para ombro congelado
Com o avanço da tecnologia, os aparelhos têm se tornado cada vez menores e mais portáteis e com uma capacidade melhor de processamento de imagens, possibilitando seu uso em tempo real, para auxiliar no diagnóstico e tratamento de diversas doenças.
As infiltrações podem ser benéficas tanto para o diagnóstico como para tratamento de uma variedade de problemas inflamatórios no ombro e cotovelo.
Os tratamentos que geralmente utilizados em ombro e cotovelo são: corticosteroides e ácido hialurônico. Também pode ser usado para guiar punções de articulações para drenagem de líquido diferenciando processos inflamatórios de infecciosos bem como ser usada para guiar uma injeção de anestésico em uma determinada estrutura para saber se é ela que está causando a dor, como um bloqueio teste.
O ultrassom aumenta a acurácia da injeção, permitindo a visualização da agulha e da lesão em tempo real enquanto ela segue para a estrutura desejada. Isso assegura que a medicação seja injetada no local exato e têm se mostrado menos dolorosas que infiltrações as cegas.
O Dr. Felipe Mendes realiza tratamentos com infiltrações articulares guiadas por ultrassom em lesões de ombro e cotovelo. Um método seguro e bastante eficaz, que traz menos desconforto ao paciente. Agende a sua consulta.
Comments